quinta-feira, 9 de julho de 2015


Programa de Saúde e Segurança no Trabalho


Um projeto multidisciplinar exclusivo com ações integradas e abrangentes

Programa de Saúde e Segurança no Trabalho – PSST é uma proposta multidisciplinar exclusiva do SESI, com ações integradas e abrangentes para prevenção de riscos ambientais e controle médico da saúde ocupacional. Formado pela integração entre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO e outros serviços relacionados à saúde e segurança, o PSST une uma série de atividades que oferecem mais qualidade de vida ao trabalhador, reduzindo o número de faltas, aumentando a produtividade da equipe, diminuindo custos e atendendo às exigências legais.

As ações do PSST são divididas da seguinte maneira:

·          Programa de Prevenção de Riscos Ambientais –PPRA
O objetivo do programa é reduzir, controlar e/ou neutralizar, de forma gradativa e sistemática, os riscos existentes no ambiente de trabalho, buscando atender às exigências da NR-9. É elaborado um documento prevendo a implantação e gerenciamento das medidas para correção e adequação do ambiente físico à saúde do trabalhador. A empresa ainda conta com o acompanhamento de um profissional de segurança durante a implantação das ações do PPRA.

·          Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
O programa deve integrar o conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da promoção da saúde dos trabalhadores, atendendo às exigências da NR-7. A partir dos dados obtidos da avaliação qualitativa de riscos e inspeção das condições de trabalho na empresa, é elaborado um documento que deve ser consultado pelo responsável pela implementação do PCMSO na empresa, em situações como: obtenção de informações sobre o profissiograma; necessidade de encaminhamento de trabalhadores para exame médico ocupacional e acompanhamento do cronograma de atividades de promoção à saúde, entre outras.

·          Médico do Trabalho para Coordenação de PCMSO
O SESI faz a indicação do profissional para atuar como médico do trabalho, tendo como principal função coordenar o PCMSO acompanhando o cumprimento das recomendações. Além disso, monitora acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, valida os resultados da ASOs e realiza o relatório anual do PCMSO.

·          Avaliação Epidemiológica
Para que sejam tomadas decisões acertadas na indústria, é realizada uma avaliação dos trabalhadores levando em consideração sexo, idade, análise dos exames clínicos, laboratoriais e complementares, além dos riscos a que são expostos. Após análise desses dados, são feitas sugestões e recomendações para promoção da saúde e solução dos problemas identificados, indo direto aos pontos que necessitam de atenção, visando o bem-estar dos trabalhadores.

·          Palestras Educativas
Após avaliação do perfil dos funcionários, os dados vão indicar temas em que há necessidade de sensibilizar o industriário por meio de palestras com profissionais capacitados para tratar desses assuntos de forma clara e convincente.

Benefícios do PSST
·          Conexão entre as ações de saúde, higiene e segurança;
·          Aumento da satisfação do trabalhador com a empresa;
·          Melhoria do relacionamento interpessoal no trabalho;
·          Diminuição do absenteísmo, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e profissionais;
·          Melhoria da imagem da empresa perante clientes internos e externos;
·          Redução de custos com assistência médica;
·          Otimização da produtividade;
·          Melhoria da qualidade de vida do trabalhador;
·          Cumprimento da legislação.


FONTE: SESI (http://www.fieb.org.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário