Segurança
começa de cima...
Quando uma empresa pode crescer com segurança? Quando seus líderes sabem conscientizar sua equipe de que segurança e qualidade de vida são hoje diferenciais competitivos, tanto para o profissional, como para a empresa onde atua.
Hoje grande parte dos problemas de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente nas empresas não estão na falta de normas, procedimentos ou regras claras, nem na falta de equipamentos de proteção individual ou de dispositivos que permitam um ambiente de trabalho mais seguro, mas na falta de comunicação e conscientização.
Quando uma empresa pode crescer com segurança? Quando seus líderes sabem conscientizar sua equipe de que segurança e qualidade de vida são hoje diferenciais competitivos, tanto para o profissional, como para a empresa onde atua.
Hoje grande parte dos problemas de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente nas empresas não estão na falta de normas, procedimentos ou regras claras, nem na falta de equipamentos de proteção individual ou de dispositivos que permitam um ambiente de trabalho mais seguro, mas na falta de comunicação e conscientização.
Quando a
comunicação e o exemplo falham...
Quando o exemplo e a comunicação de segurança não vêm de cima, as pessoas acabam acatando as informações padronizadas de políticas e procedimentos de forma mecânica, sem muitas vezes entenderem o real valor daquilo. Quando o trabalhador não consegue perceber claramente o quanto ganha com a prática da segurança, acaba adotando os procedimentos tão somente como normas obrigatórias e deixando-os de lado sempre que percebe que não há uma vigilância ou cobrança.
A comunicação em segurança - como acontece com outros aspectos da comunicação - é um ato de ajuda, a provisão de um benefício que levará meu colaborador a compreender melhor seu papel na equipe e na empresa, tornando-se motivado e se transformando também em instrumento de motivação daqueles que o cercam.
A importância da liderança na comunicação
Os líderes a comunicarem melhor o valor da segurança para o trabalhador, e em como uma atitude segura pode trazer um incremento real à sua saúde, qualidade de vida e até mesmo no desenvolvimento de sua carreira.
Diretores, gerentes, coordenadores e supervisores aprenderão a comunicar aos seus liderados as vantagens de se adotar uma postura condizente com os investimentos que a empresa faz em segurança, qualidade de vida e crescimento profissional, ações essas que levam ao sucesso corporativo e de atuação da empresa na sociedade como entidade ética e responsável.
- O perigo do excesso de autoconfiança
- Trabalhando para o cliente, o verdadeiro patrão
- De empregado a investidor: mudança que agrega valor
- Capital social e influência na qualidade de vida de outros
- Responsabilidade e comprometimento no trabalho
- Flexibilidade e pro atividade para conquistar resultados
- Ética e consciência profissional para com a própria segurança
- Segurança como atitude e prática de vida
- Orgulho humano e autossuficiência na causa de acidentes
- Entendendo o estresse e suas reações físicas e psicológicas
- A segurança e qualidade de vida como lição de casa
- Qualificação profissional e atitude
- A busca da satisfação imediata como causa de acidentes
- Entendendo seu lugar e sua importância na empresa
- Investindo em atitudes seguras para crescer profissionalmente
- A responsabilidade para com os colegas, a família e a sociedade
- Consciência e senso de observação na detecção de riscos
- Encarando o trabalho como fonte de prazer e crescimento
Quando o exemplo e a comunicação de segurança não vêm de cima, as pessoas acabam acatando as informações padronizadas de políticas e procedimentos de forma mecânica, sem muitas vezes entenderem o real valor daquilo. Quando o trabalhador não consegue perceber claramente o quanto ganha com a prática da segurança, acaba adotando os procedimentos tão somente como normas obrigatórias e deixando-os de lado sempre que percebe que não há uma vigilância ou cobrança.
A comunicação em segurança - como acontece com outros aspectos da comunicação - é um ato de ajuda, a provisão de um benefício que levará meu colaborador a compreender melhor seu papel na equipe e na empresa, tornando-se motivado e se transformando também em instrumento de motivação daqueles que o cercam.
A importância da liderança na comunicação
Os líderes a comunicarem melhor o valor da segurança para o trabalhador, e em como uma atitude segura pode trazer um incremento real à sua saúde, qualidade de vida e até mesmo no desenvolvimento de sua carreira.
Diretores, gerentes, coordenadores e supervisores aprenderão a comunicar aos seus liderados as vantagens de se adotar uma postura condizente com os investimentos que a empresa faz em segurança, qualidade de vida e crescimento profissional, ações essas que levam ao sucesso corporativo e de atuação da empresa na sociedade como entidade ética e responsável.
- O perigo do excesso de autoconfiança
- Trabalhando para o cliente, o verdadeiro patrão
- De empregado a investidor: mudança que agrega valor
- Capital social e influência na qualidade de vida de outros
- Responsabilidade e comprometimento no trabalho
- Flexibilidade e pro atividade para conquistar resultados
- Ética e consciência profissional para com a própria segurança
- Segurança como atitude e prática de vida
- Orgulho humano e autossuficiência na causa de acidentes
- Entendendo o estresse e suas reações físicas e psicológicas
- A segurança e qualidade de vida como lição de casa
- Qualificação profissional e atitude
- A busca da satisfação imediata como causa de acidentes
- Entendendo seu lugar e sua importância na empresa
- Investindo em atitudes seguras para crescer profissionalmente
- A responsabilidade para com os colegas, a família e a sociedade
- Consciência e senso de observação na detecção de riscos
- Encarando o trabalho como fonte de prazer e crescimento
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